Tendências

ESCOLA NOVA

Tendências Pedagógicas


“Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas” Paulo Freire

As tendências pedagógicas formam-se através de movimentos sociais e filosóficos, que determinam praticas pedagógicas de acordo com os desejos, objetivos e o contexto histórico/econômico da sociedade de forma a favorecer a construção do conhecimento. Presenciamos ao longo dos anos varias tendências Pedagógicas se formando e reformando as práticas educacionais dentro das instituições Escolares.
As Escolas Novistas que surgiam nos anos 20 e 30 seguiram a tendência da Escola Renovada Não Diretiva se opondo as praticas da Escola Tradicional que era predominante. A Escolanovista tinha o papel de formar atitudes nos alunos, se preocupava mais nos processos Psicológicos do que nos Sociais e Pedagógicos, E buscava auto – desenvolvimento do aluno. Podemos perceber isso no método de leitura defendido e adotado pela escolanovista que era o método de leitura silenciosa, uma leitura individual concebida como um meio dos alunos ampliarem suas experiências, estimular seus poderes mentais. Essa leitura vinha substituindo o método de leitura oral onde o aluno aprendia como ler mecanicamente determinado texto, se aprendia a ler pelo ato de ouvir o outro lendo. A leitura silenciosa era uma leitura mais ágil. Tornando o ato de ler uma forma de decifrar a cultura urbana, uma cultura mergulhada em signo escritos, em manuais e informes.
             Os conteúdos de Ensino da Escola Nova enfatizavam os processos de desenvolvimento das relações e da comunicação pessoal ao mesmo tempo permite que o aluno busque o próprio conhecimento, a transmissão do conteúdo é secundaria.
“O ensino partia do concreto para o abstrato, do próximo pra o distante, o método valorizava a aquisição de conhecimentos pelos sentidos” (Vidal, Escola Nova e Processo Educativo.).
                Tinha como método o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para a aprendizagem do aluno, afinal de contas o aluno e o Centro e ele constrói o próprio conhecimento. Com isso ocorreu a criação de laboratórios nas escolas primaria para permitir que o aluno construa seu conhecimento através do contato com o objeto de estudo, vendo no professor apenas alguém que lhe guia para esse conhecimento, uma figura amiga que lhe conduz.
Acima de tudo essa nova pedagogia não admite o ensino forçado, e sim o aprendizado funcional. A motivação vem do aluno na busca da auto-realização
           
Bibliografia

VIDAL,Diana Gonçalves. Escola Nova e processo Educativo