Pioneiros da Educação


Pioneiros da Educação

O manifesto dos pioneiros da Educação Nova é datado em 1932 e foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas e liderado por Fernando de Azevedo, Anízio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Roquete Pinto, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles e outros 26 educadores, com o título: A Reconstrução Educacional no Brasil. Esses renovadores elaboraram um plano de reconstrução nacional de educação buscando novos métodos educacionais se contrapondo á escola tradicional.
Esse documento defendeu a importância da educação para o progresso brasileiro em bases democráticas e urbano- industrial em um período caracterizado pela implantação de um novo projeto nacional de desenvolvimento o qual incluiu estratégias econômicas para a substituição de importações e radicalização política.
O objetivo desse manifesto era criar uma nova política nacional de ensino em todos os níveis de modalidades e propunha que o estado organizasse um plano geral de educação e defendia uma escola única, publica laica obrigatória e gratuita, comum, sem privilégios econômicos de uma minoria. Esse movimento foi criticado pela igreja católica, que era forte concorrente do estado em educar a população,e tinha sob seu controle a maioria das escolas da rede privada.O manifesto propunha um ideal condicionado pela vida social , mais humano, de solidariedade, de serviço social e cooperação. Desenvolver meios de ações durável com o fim de dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento de acordo com certa concepção de mundo, e que se abrem as mesmas oportunidades de educação. A função da educação era formar um cidadão livre e consciente que pudesse incorporar-se ao grande Estado Nacional em que o Brasil estava se transformando.
A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. AA educação era vista como de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido o governo Federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.





Referências:


JOSÉ, Luis de Paiva Bello.História da Educação no Brasil-(Período da segunda Republica e resumo do Manifesto).Pedagogia em Foco.



MENEZES, Ebenezer Takumo de: SANTOS, Thais Helena dos,Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Dicionário Interativo da Educação brasileira.-Educabrasil.São Paulo: Midiamix, Editora,2002,HTTP//WWW.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionário.asp?id=279, visitado em 06/11/2011.